- As enfermeiras do bloco são todas loiras com olhos azuis, até mesmo as "velhas", e falam uma língua esquisita, pelo que não as temos de entender
- Mesmo que queiramos realizar o mínimo esforço, como abrir uma porta, não podemos porque as portas são todas automáticas
- Temos sempre roupas do bloco assim como socas à nossa disposição (qualquer que seja a hora a que chegamos ao bloco), e ainda por cima novinhas em folha! (sem buracos, riscos, cor deslavada...)
- Todas as salas do bloco estão equipadas com uma torre "fixa" de laparoscopia do último modelo da Karl Storz e com 2 monitores HD para que todas as pessoas possam ver bem a cirurgia
- Todas as salas do bloco têm janelas para o exterior, pelo que não se parecem com os habituais "bunkers" cirúrgicos
- Quando acabamos uma cirurgia podemos ir calmamente para o nosso gabinete para ler um pouco de ciência ou as actualidades ou mesmo o jornal desportivo, pois as enfermeiras delicadamente nos telefonarão a avisar: "Senhor Doutor, pode descer que o próximo doente está pronto..." (note-se que é a única coisa que percebemos do que as enfermeiras do bloco dizem!)
- Todos os relatórios (nomeadamente os relatos cirúrgicos) são ditados! As nossas mãozinhas são para operar e não para escrever no computador... ainda se podiam cansar ou estragar!
- Os turnos da urgência só tem 8 horas e após uma noite de urgência "atarefadíssima" (todo o trauma vai para outro hospital!) não podemos continuar a trabalhar, temos mesmo de ir para casa descansar, senão somos multados!
- Quando estamos numa daquelas "fantásticas" cirurgias colorectais muito "perfumadas", como por exemplo, quando temos o "azar" de fazer uma hemicolectomia direita e o cólon não está "totalmente" preparado e por isso quando temos o infortúnio de ter que abrir o cólon para fazer a anastomose e por breves momentos somos atacados por aquela brisa com um aroma a "caca"... não se preocupem, pois virá logo a correr uma enfermeira do bloco com um frasquinho com essência a limão ou laranja (sim, podem escolher o aroma que mais gostarem) para espalhar na sala e vos dar a cheirar, de modo a que aquela brisa com um aroma a "caca" não vos incomode mais do que 5 segundos!
- Quando vamos realizar uma cirurgia colorectal, a marcação dos locais dos possíveis estomas é "realmente" feita antes da cirurgia e por uma enfermeira especializada em estomas!
- Todos os doentes quer no bloco quer na enfermaria têm meias elásticas para profilaxia da TVP
- Mesmo que queiramos gastar dinheiro para comer alguma coisa, não podemos, porque as copas quer das enfermarias quer do bloco têm sempre tanta variedade de produtos e coisinhas boas (docinhos, queijinho Camembert, pão fresquinho de diversas variedades...) trazidas pelos enfermeiros e pelos doentes
O único senão é o frio de rachar (em média -5°C ou menos)... mas também ajuda a conservar-nos e a refrescar as ideias!
Sem comentários:
Enviar um comentário